quarta-feira, 29 de maio de 2013

Diversidade cultural nas Quintas ao Jazz


O saxofonista português João Pedro Brandão, o contrabaixista argentino Demian Cabaud, e o baterista português Marcos Cavaleiro, músicos de sucesso, trazem a Viseu um momento musical de partilha de diferentes inspirações e saberes. O concerto protagonizado por estes músicos, realiza-se no dia 30 de Maio, às 21h30, no Lugar do Capitão (Viseu).

João Pedro Brandão iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Óscar da Silva, onde estou Jazz (saxofone). Concluiu o curso de Jazz da Escola Superior de Música do Porto, em 2007 e, em Maio de 2012, o seu mestrado. Participou em aulas e workshops com vários saxofonistas e compositores. Participou na 4ª Festa do Jazz no São Luiz, onde lhe foi atribuído o prémio de Melhor Solista e Melhor Combo. Em Junho de 2012, lançou o álbum Aljamia com música composta e arranjada por si para o Coreto, grupo de 11 músicos que actualmente lidera, numa edição com o Carimbo Porta-Jazz. Fundou, juntamente com Luís Eurico Costa, a Associação Porta-Jazz. Esta Associação promove o Jazz e os seus músicos na cidade do Porto. É, desde 2004, professor na Escola de Música Valentim de Carvalho, onde leciona vários instrumentos e coordena o curso de Jazz. Paralelamente à actividade musical, estudou Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Natural de Buenos Aires, o contrabaixista Demian Cabaud é, desde a sua chegada a Portugal, em 2004, um dos músicos mais ativos no Jazz produzido no nosso país. Há vários anos ao serviço da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), tem contribuído com a segurança inabalável do seu contrabaixo para vários outros projectos. Tem paralelamente mantido a sua ligação a alguns músicos norte-americanos, como Phil Grenadier, Ohad Talmor, Leo Génovese e Gerald Cleaver, com quem gravou o primeiro álbum em seu nome, Naranja. Cabaud acaba de nos apresentar o seu segundo álbum Ruínas, para a qual formou um quarteto com os saxofonistas Zé Pedro Coelho e João Guimarães e o baterista Marcos Cavaleiro, todos integrantes da Orquestra Jazz de Matosinhos. A música de Cabaud é agora, de acordo com a descrição do próprio, mais livre e aberta. 

Marcos Cavaleiro nasceu em Basel, Suíça, em 1980. Estudou na escola Taller de Musics em Barcelona e, mais tarde, licenciou-se pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Estudou e frequentou workshops com Michael Laurent, Acácio Salero, Alexandre Frazão, Marc Miralta, Jorge Rossy, John Riley, Dan Weiss. Atualmente toca com a OJM. É professor de bateria no Curso Profissional de Jazz do Conservatório da Jobra e professor tarefeiro no Mestrado de Jazz da Universidade de Aveiro.

A iniciativa QUINTAS AO JAZZ resulta de uma parceria entre o Lugar do Capitão, Bar/Restaurante que funciona como um espaço de programação cultural gratuita de forma regular, e a Associação Cultural Gira Sol Azul, responsável pelo desenho da programação desta iniciativa. A segunda temporada das QUINTAS AO JAZZ decorre durante o mês de Maio e Junho e pretende continuar a fomentar a programação cultural noturna e artística da Região de Viseu bem como cultivar um género musical com pouca tradição na cidade.

30 de Maio
João Pedro Brandão - Demian Cabaud - Marcos Cavaleiro
[21h30 | todos os públicos | Lugar do Capitão]


Depois de colaborarem em diferentes projetos, estes três músicos reúnem-se para interpretar originais e standards num formato que permite explorar o espaço e a interação.

Marcos Cavaleiro- Bateria
Demian Cabaud- Contrabaixo
João Pedro Brandão- Saxofone

 


sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Tranglomango da Música Tradicional


Depois de ter festejado o Dia Internacional dos Museus, atuando no Museu Almeida Moreira, no passado sábado 18 de Maio, o coletivo TRANGLOMANGO sai à rua para animar a Semana da Freguesia, em pleno coração da cidade de Viseu. O concerto realiza-se no sábado, 25 de Maio, às 21h30, nas Escadas da Igreja dos Terceiros (Viseu).

Este grupo cruzou percursos na Associação Gira Sol Azul e deu o tranglomango na música portuguesa. Com a formação instrumental clássica do rock, à qual se junta um acordeão, os TRANGLOMANGO prometem uma viagem pelo cancioneiro tradicional, mas também por temas originais do grupo, com novos arranjos, e de convidados que proporcionam uma animação contagiante. Deixam-se influenciar pela música tradicional como mote para a prática e domínio de um som que funde estilos contrastantes, onde se inclui o folk, o rock e o jazz.

“Três vozes em negócios harmónicos animam a morúmbia em qualquer cemitério de paróquia”, garantem os músicos. Apelam ainda para que “liguem os cátodos aos pontos cardeais do corpo e larguem a velhinha: ela vai sacudir o pó do pé; é rock e chula!”.

“Milho Verde”, da Beira Baixa, ou “São Gonçalo de Amarante”, casamenteiro das velhas, dos Açores, são algumas das muitas propostas musicais eletrizantes do coletivo TRANGLOMANGO. O coletivo é um projeto da Associação Cultural Gira Sol Azul, sediada em Viseu, e tem na calha a preparação do seu primeiro álbum, afirmando o trabalho musical cada vez mais aperfeiçoado e direcionado.


25 de Maio
TRANGLOMANGO
[21h30 | todos os públicos | Escadas da Igreja dos Terceiros - Viseu]

Músicos: Catarina Almeida (voz, trompete e guitarra);
Ricardo Augusto (acordeão e voz);
Bruno Pinto (guitarra); Ana Bento (baixo e voz);
Miguel Rodrigues (bateria).

https://soundcloud.com/tranglomango/macela
http://tranglomango.bandcamp.com/

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Diferentes Inspirações Geográficas e músicas noutro concerto das Quintas ao Jazz


O baterista argentino Luciano Cuviello, o contrabaixista uruguaio Álvaro Rosso, e o vibrafonista português Jeffery Davis, músicos qualificados e de destaque, trazem a Viseu um momento musical de confluências de inspirações geográficas e de diversas escolas musicais. Integrado nas QUINTAS AO JAZZ, o concerto realiza-se no dia 23 de Maio, às 21h30, no Lugar do Capitão (Viseu).

Cuviello é baixista, guitarrista, baterista, percussionista, licenciado em composição musical, com foco na música popular. É também Professor Catedrático em Composição Musical da Universidade Nacional de Villa Maria e professor Catedrático da América Latina Percussão Gilardo Gilardi Conservatório de Bell Ville. Para além disto, é compositor e coordenador do projecto de investigação Violeta Arenas.

Alvaro Rosso Vera iniciou os seus estudos em 1997 na Escola Universitária de Música de Montevideo, Uruguai. Começou a sua experiência orquestral, com a orquestra Sinfónica Juvenil do Ministério da Educação e Cultura. Ganhou uma bolsa do Fundo Nacional de Música para prosseguir os seus estudos em Buenos Aires e Argentina. Mais tarde, ingressou no Conservatório Nacional de Estrasburgo, França, estudando música clássica. Neste centro de estudos, tomou contacto com a improvisação livre e sua linguagem. Realizou concertos no Festival de Jazz de Estrasburgo Jazz D’Or, bem como concertos e gravações com a Orquestra Filarmónica de Strasbourg e a Ópera do Bas-Rhin. Cursou ainda em Barcelona, o mestrado em Interpretação Musical pela Escola Luthier de Artes Musicais. Durante o seu percurso foi professor em Espanha, França e Uruguai.

Jeffery Davis, nasceu no Canadá, em 1981 e vive em Portugal desde 1985. Começou muito cedo os seus estudos musicais, com especial enfoque na percussão. Ingressou no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Aveiro, sob a orientação do Professor Vasco Rodrigues. Participou em vários seminários e frequentou o curso de verão da Berklee College of Music, nos E.U.A. Em meados dos anos 90, é admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto. É no Drumming que efectua vários concertos na Europa, faz várias estreias mundiais de obras escritas por compositores nacionais e internacionais. Em Março de 2002, obtém o primeiro prémio no Concours International de Jazz, em Paris, conquistando uma bolsa de estudo para frequentar o curso na Berklee College of Music. Conclui o curso da ESMAE, em Novembro do mesmo ano (2002), com a nota máxima (20 valores). Em2003, desloca-se para os Estados Unidos, onde inicia o curso de Jazz Performance Vibraphone, na Berklee College of Music, que termina com o estatuto de Summa Cum Laude.

Ganhou inúmeros prémios atribuídos pela Berklee, nomeadamente, o prémio de Most Active Mallet Player, o Gary Burton Scholarship e o prémio por excelência académica Dean of Curriculum. Recebe também do IAJE ( International Association for Jazz Education ) o prémio de Outstanding Musicianship.

A iniciativa QUINTAS AO JAZZ resulta de uma parceria entre o Lugar do Capitão, Bar/Restaurante que funciona como um espaço de programação cultural gratuita de forma regular, e a Associação Cultural Gira Sol Azul, responsável pelo desenho da programação desta iniciativa.

A segunda temporada das QUINTAS AO JAZZ decorre durante o mês de Maio e Junho e pretende continuar a fomentar a programação cultural nocturna e artística da Região de Viseu bem como cultivar um género musical com pouca tradição na cidade.

23 de Maio
Cuviello - Davis - Rosso
[21h30 | todos os públicos | Lugar do Capitão]


A formação é composta pelo baterista argentino Luciano Cuviello, docente na Universidade Nacional de Villa Maria, pelo contrabaixista Uruguaio Alvaro Rosso cuja influência do free jazz está muito presente e pelo vibrafonista português Jeffery Davis. Nesta ocasião, o grupo interpreta standards de Jazz com uma especial riqueza rítmica devido a convergência geográfica e das diversas escolas de aprendizagem dos músicos.

Luciano Cuviello – Bateria | Álvaro Rosso – Contrabaixo | Jeffery Davis – Vibrafone

 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Jovens Promessas no Quintas ao Jazz


Três jovens da nova geração de músicos de Jazz irão dinamizar mais uma noite da iniciativa Quintas ao Jazz. Composto pelo guitarrista Leonardo Outeiro, pelo contrabaixista Fábio Rocha e pelo baterista Miguel Rodrigues, o Leonardo Outeiro Trio apresenta-se no palco do Lugar do Capitão, no dia 16 de Maio, às 22hh30.

Os três elementos conheceram-se no Conservatório de Música da Jobra (CMJ) enquanto alunos na área de Jazz. O grupo foi formado com o intuito de pôr em prática todos os conhecimentos até então adquiridos, mas de forma a atribuir uma roupagem moderna aos temas de Jazz interpretados.

Apesar do curto percurso profissional, os jovens músicos já dão cartas no panorama jazzístico nacional. Exemplo disso, são as diversas participações destes três músicos no Festival de Jazz do São Luíz. De salientar, que o Combo do Conservatório de Música da Jobra (CMJ), no qual participou o líder do trio, venceu este ano a 9º edição do evento.

A iniciativa QUINTAS AO JAZZ resulta de uma parceria entre o Lugar do Capitão, Bar/Restaurante que funciona como um espaço de programação cultural gratuita de forma regular, e a Associação Cultural Gira Sol Azul, responsável pelo desenho da programação desta iniciativa. Os concertos de entrada livre e destinam-se a todos os públicos.

16 de Maio
Leonardo Outeiro Trio
[21h30 | todos os públicos | Lugar do Capitão


O grupo é constituído por três jovens músicos que se conheceram no Conservatório de Música da Jobra onde iniciaram os estudos na área do Jazz. Foi formado com o objectivo de pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos últimos anos e algumas ideias originais, garantindo, deste modo, uma roupagem moderna aos temas interpretados.

Leonardo Outeiro - Guitarra
Fábio Rocha - Contrabaixo
Miguel Rodrigues - Bateria



terça-feira, 14 de maio de 2013

Proposta para o Auditório Mirita Casimiro


Várias associações culturais apresentaram hoje, em conferência de imprensa, um plano de revitalização do AUDITÓRIO MIRITA CASIMIRO. Pela inactividade quase permanente, ao longo dos últimos anos, o Auditório Mirita Casimiro representa uma oportunidade desperdiçada para a cidade, para o seu centro histórico, para as diversas estruturas e criadores culturais, e para as organizações do distrito, associadas do CCDV / Centro Cultural Distrital de Viseu (entidade que gere o espaço).

Partilhando objectivos e motivações, reunimos o número exigido de associações subscritoras de uma lista aos Órgãos Sociais e de uma proposta de atividades para o Auditório Mirita Casimiro. Esta proposta salvaguarda aquela que é, para todos nós, uma condição fundamental para o Mirita, a saber: o cariz associativo, sócio-cultural e independente do espaço, integrando vários agentes culturais e áreas de intervenção, espelhando diferenças, contrastes, inconformismos vários.

ACERT Associação Cultural e Recreativa de Tondela
AMARELO SILVESTRE Associação Cultural, Canas de Senhorim
CINE CLUBE DE VISEU
COMPANHIA DEMENTE Associação Cultural, Viseu

GIRA SOL AZUL Associação Cultural, Viseu
GRUPO DE CANTARES MADRUGADA, Viseu
INTRUSO Associação Cultural, Viseu
NACO Núcleo Juvenil de Animação Cultural de Oliveirinha, Carregal do Sal
NICHO Associação Cultural, Viseu
PROVISEU, Viseu
ZUNZUM Associação Cultural, Viseu






terça-feira, 7 de maio de 2013

Luís Lapa e Hugo Raro apresentam o seu Núcleo Duo no Quintas ao Jazz


O guitarrista Luís Lapa e o sintetizador Hugo Raro compõem o colectivo Núcleo Duo. Músicos especiais e de qualidade, vêm com a sua experiência musical presentear Viseu integrando a programação da iniciativa QUINTAS AO JAZZ. O concerto realiza-se no dia 9 de Maio, às 21h30, no Lugar do Capitão (Viseu).

Luís Lapa, natural de Viseu, começou muito cedo a tocar guitarra como autodidacta, tendo mais tarde estudado no Conservatório de Música de Aveiro. Foi co-fundador dos grupos: Quinteto de Jazz de Viseu, Jam Jazz Group (com originais seus), Orquestra de Jazz do Porto, Trio de Jazz do Porto, Septeto de Jazz do Porto, Quinteto Be-Bop, e mais recentemente o Quarteto de Luís Lapa. Com o pianista Pedro Rebelo fundou o duo Pro d’Ut, na área da música improvisada.

Hugo Raro, iniciou os seus estudos musicais na Academia Parnaso. Mais tarde estudou na Escola de música Silva Monteiro e no Conservatório de Música do Porto. Estudou também harmonia e piano na Escola de Jazz do Porto. Estudou na Middlesex University, Londres, durante 3 anos. Tem vindo a tocar em diversas formações das quais se destaca os Quiabo que venceram o Festival Juventude Jazz na Covilhã. Participaram ainda nos Festivais de Jazz de Lagos e Porto e tocaram em salas como o Teatro do Campo Alegre.

A iniciativa QUINTAS AO JAZZ resulta de uma parceria entre o Lugar do Capitão, Bar/Restaurante que funciona como um espaço de programação cultural gratuita de forma regular, e a Associação Cultural Gira Sol Azul, responsável pelo desenho da programação desta iniciativa. A segunda temporada das QUINTAS AO JAZZ decorre durante o mês de Maio e Junho e pretende continuar a fomentar a programação cultural nocturna e artística da Região de Viseu bem como cultivar um género musical com pouca tradição na cidade.

09 de Maio
Núcleo Duo
(com Luís Lapa e Hugo Raro Andrade)
[21h30 | todos os públicos | Lugar do Capitão]


De Beatles a Miles e Zappa, passando pela A25 e a A1. Músicas intemporais e alguns originais através da visão jazzística e original de dois músicos que dispensam apresentações (até porque se conhecem há imenso tempo!).

Luís Lapa - Guitarra
Hugo Raro Andrade - Sintetizador



sexta-feira, 3 de maio de 2013

4ª edição: CONCERTOS NA GARAGEM


A Escola de Música Gira Sol Azul acolhe mais um Concerto na Garagem, no dia 8 de Maio entre as 19h30 e as 20h00. Nesta iniciativa, cabe aos alunos da disciplina de piano mostrarem os conhecimentos adquiridos ao longo do ano, leccionados pela dupla de professores Aberto Rodrigues e Joaquim Rodrigues. Cada aluno subirá ao palco para apresentar um reportório individual.

Os Concertos na Garagem são dirigidos a todos os públicos visando uma aproximação da comunidade através do gosto pela música. Estes encontros decorrem na primeira quarta feira de cada mês, com entrada gratuita e duração de 30 minutos.

Devido ao feriado 1 de Maio, esta edição realizar-se-à na segunda quarta feira do mês.