quarta-feira, 9 de julho de 2014

Festival de Jazz de Viseu ganha internacionalização e investe em criação da Viseu Big Band






Depois de uma primeira edição em 2014, a Gira Sol Azul, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu, renova o objectivo de invadir a cidade de Viseu com um programa cultural dedicado ao Jazz. Produzido com a mesma assinatura de qualidade, o 2º Festival de Jazz de Viseu aposta na internacionalização e recebe o trio eléctrico liderado pelo baterista inglês Troy Miller (ex-baterista de Amy Winehouse). Dois palcos, um no Parque Aquilino da Ribeira, e outro no Largo Pintor Gata irão acolher uma programação diversificada e para todos os públicos. A presença da cantora e actriz Mariana Norton é um dos destaques desta segunda edição. A aposta na formação continua a ser uma das prioridades da organização do festival, que promove este ano um workshop de jazz para instrumentistas de sopro e que culmina com a criação da Viseu Big Band. Durante cinco dias, o Festival de Jazz de Viseu apresenta ao público 31 actividades, conta com a participação de 11 bandas e mais de uma centena de artistas.

Este festival pretende ser uma grande festa da música que tendo por base o Jazz, pretende chegar a todos os públicos quer pela diversidade de actividades que inclui (concertos, oficinas, animação de rua) quer pelas diferentes vertentes do Jazz que apresenta.A componente formativa será também muito importante, com a convocação de instrumentistas de sopros da região de Viseu, para participarem num workshop de jazz e criarem a Viseu Big Band, onde poderão conhecer e aprofundar conhecimentos na área do jazz, nomeadamente características, reportório e improvisação que, decerto, serão uma mais-valia quer para os próprios músicos, quer para outros projectos dos quais fazem parte.  
Ana Bento, responsável da Associação Cultural Gira Sol Azul durante a conferência de Imprensa de apresentação do 2º Festival de Jazz de Viseu.
É importante realçar a internacionalização do festival deste ano. A presença do trio do conceituado baterista britânico troy miller acrescenta uma nova dimensão à programação. Troy é um baterista de classe mundial. Elemento da mais proeminente cena jazzística londrina, trabalha também com grandes nomes do funk, soul  e fusão, destacando-se as diversas tournés que realizou ao lado de Amy Winehouse.
 Joaquim Rodrigues, membro da Associação Cultural Gira Sol Azul durante a conferência de Imprensa de apresentação do 2º Festival de Jazz de Viseu.